O Grupo de Desenvolvedores do Google (GDG) Cabinda e a TchiowaHub, realizaram de 10 a 15 de Agosto, a primeira edição de um Hackhathon em Cabinda, que foi baptizado por Hackhathon Covid-19.
Esta iniciativa é um convite aos programadores de Cabinda para que em tempo record pudessem criar uma solução tecnológica local e impactante para a prevenção e sensibilização na luta contra o Covid-19.
Segundo uma nota enviada ao Portal de T.I, o evento visava motivar os programadores da praça de Cabinda a usarem sua criatividade para se poder ajudar no combate à esta pandemia que tem assolado o mundo, bem como melhorar a forma de combater a Covid-19 através da criação de meios que ajudem na sensibilização e prevenção da Covid-19.
A nota acrescenta que, a atracção principal do evento foi a demonstração de criatividade e inovação por parte da talentosa juventude programadora de Cabinda, que participou do Hackathon Covid-19. Os presentes mantiveram interacções com convidados que exercem o empreendedorismo digital e programadores com uma vasta experiência no ramo, o que serviu para mesmos passarem as suas experiências profissionais e pessoais na área de programação.
O evento realizado na sede da TchiowaHUB, teve como vencedores os Programadores: John Gimbi, com o projecto intitulado Hcovid e o segundo lugar foi arrecadado pelo programador Emanuel Maimona com o projecto Angola Unida.
O GDG Cabinda recebeu a sua aceitação para poder operar, em Março de 2020 e a primeira actividade organizada pela GDG Cabinda ocorreu no passado mês de Maio. O grupo conta actualmente tem cerca de 8 membros, tendo como organizadores os Engenheiros João Maria Nzango e Gabriel Tomás Ivaba.
A TchiowaHub é um centro de inovação tecnológica para empreendedores das TICs, Programadores, Consultores de Marketing, Pesquisadores de mercado e intervenientes da ciência no âmbito geral.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!