SISTEC regista 3 décadas de soluções tecnológicas

A empresa de Sistemas, Tecnologias e Indústria (SISTEC) comemora, hoje (01), em Luanda, o seu 30º aniversário, desde a data da sua fundação – em 1991.

Para saudar a data, reuniu, na sede das suas instalações, trabalhadores e parceiros, para uma celebração festiva, mas, o acto também serviu para se fazer um breve balanço da sua actuação no mercado angolano, ao longo de 30 anos de existência na prestação de serviços e venda de produtos de cariz tecnológico.

A empresa começou a trazer soluções tecnológicas para o país, inicialmente com 23 trabalhadores, no serviço da comercialização e assistência a fotocopiadoras e equipamentos informáticos. Na produção industrial, actua na montagem de computadores, fabrico de cofres fortes utilizados por várias empresas a nível do país.

Em 2014, contava com até 1.310 colaboradores, em todo território nacional, com a expansão da sua presença nas províncias de Benguela, Huila, Huambo, Cabinda, Namibe, Uíge, Malanje, Lunda Sul e Bengo. Hoje, por conta da dificuldade de aquisição de divisas, acompanhada da crise económica, a empresa teve de ajustar o seu quadro de trabalhadores, contando agora com cerca de 600 pessoas.

new_cognito

Segundo fez saber o PCA da empresa, António Candeias, a SISTEC teve de suspender, “pouco a pouco”, a produção, por dificuldade de competir com marcas estrangeiras e falta de apoio à produção local. Por outro lado, enfatiza a sua responsabilidade social, no apoio de startups com soluções tecnológicas e ainda, sublinhou que a empresa fez inúmeras parcerias internacionais, muitas das quais a serem ainda representadas e assistidas com soluções técnicas e desenvolvimento de softwares.

O PCA lamentou pela situação económica que o país atravessa e enalteceu as três décadas que marcam a existência da SISTEC, como fruto de um trabalho de equipa, uma vez que existem poucas empresas com este percurso a nível do país.

“Os últimos anos, como sabem, tem sido muito difícil para todos, com a Covid-19 a agravar a situação; não existem pessoas ou empresas imunes às consequências que daí resultaram; o que tem levado à falência, milhares de empresas. Sem o empenho de todos nós, não seria possível chegar onde chegamos”, disse.

A nível de soluções tecnológicas, em 2014, a SISTEC conquistou uma medalha de ouro, na 66ª Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos, com a apresentação de uma urna eleitoral; em 2013, foi a 1ª empresa africana a ser certificada pela IBM, nos Sistemas Pure Flex, como melhor parceiro de negócio da IBM, ao nível da África Austral.

new_cognito

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media