Eventos

Sistema de Detecção de Malária não Invasivo vence maior prêmio do FITITEL 2022

O Sistema de Detecção de Malária não Invasivo, um aparelho cuja tecnologia permite diagnosticar a malária através da análise do estado dos glóbulos vermelhos, sem precisar do sangue do paciente, foi eleito como o melhor projecto da 13 edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL).

O projecto, criado pelas jovens estudantes Awa Joaquim Dieme e Adama Joaquim Dieme, como parte do seu projecto de exposição, mereceu a votação favorável dos membros do jurado, vencendo a categoria inovação, a principal categoria da competição, à qual concorreram todos os projectos expostos.

Divididos por cursos, os projectos expostos competiram, inicialmente, dentro das suas áreas de estudo, a fim de se determinar o melhor projecto de cada curso e o projecto que mais votos do público recebeu. Posteriormente, os projectos competiram para a categoria inovação, a principal de todas, a qual este ano foi ganha pelo projecto acima referido.

Da esquerda à direita: professor António Gomes, Awa Dieme, Adama Dieme , professor Bráulio Vicente- Créditos: Ferreira Manuel

Visivelmente emocionadas pelo prêmio, as jovens estudantes não tiveram muitas palavras para expressar a emoção pelo feito, limitando-se apenas a agradecer a todos pelo prêmio.

O Sistema de Detecção de Malária não Invasivo pretende contribuir para a erradicação da malária em Angola através de métodos sustentáveis e futuristas. A sua materialização foi possível graças ao esforço dedicado pelas estudantes e também pelo acompanhamento feito pelo professor António Gomes, orientador do projecto, e pelo professor Bráulio Vicente, co-orientador do projecto, ambos do curso de Electrónica e Telecomunicações.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados