SMET aponta desafios e avanços da inclusão feminina nas engenharias e tecnologias

SMET aponta desafios e avanços da inclusão feminina nas engenharias
Por: Carolina Barreto
A Associação de Mulheres nas Engenharias e Tecnologias (SMET) reiterou neste domingo (16) o seu compromisso para ampliar a participação feminina no sector das engenharias e tecnologia, onde a representatividade feminina continua a enfrentar desafios, segundo a directora geral da agremiação, Ariadne Dias.
 
De acordo com a responsável, que falava ao Portal de T.I durante o evento “Na Lente de um Mentor”, realizado em Luanda, a baixa representatividade das mulheres em cargos de liderança nos sectores tecnológico e científico ainda é um obstáculo significativo, um cenário que reflecte uma tendência que começa no período de formação, com a baixa adesão feminina aos cursos técnicos.
 
Na ocasião, Ariadne Dias lamentou o facto do ambiente académico e profissional continuarem a apresentar desafios como discriminação, assédio moral e sexual, dificultando a permanência e o crescimento das mulheres nas áreas das engenharias e tecnologia.
 
A responsável disse, entretanto, que para mudar essa realidade a SMET tem intensificado as suas acções junto a instituições de ensino e empresas, promovendo a inclusão feminina através de iniciativas que incentivam a escolha e a permanência das mulheres em áreas técnicas.
 
Neste quadro, salientou que a associação mantém uma presença activa em universidades e institutos técnicos, levando as suas associadas a partilharem experiências e trajectórias profissionais, servindo de inspiração para jovens estudantes.
 
Um dos destaques dessas iniciativas é o programa de mentoria da SMET, que acompanha estudantes universitárias durante a sua formação, incentivando a continuidade dos estudos e preparando-as para a inserção no mercado de trabalho. Segundo Ariadne Dias, a proposta é garantir que as jovens estudantes possam superar desafios e conquistar posições de destaque nas engenharias e tecnologias.
 
O evento foi conduzido pela vice-presidente da área de membros da SMET, Florips Quixito, e foi testemunhado por diversas personalidades femininas influentes no sector das engenharias e tecnologia, incluindo a presidente da SMET, Mara Kiasekoka, a chefe do Departamento de Ciência da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, Emingarda Castelbranco,  e a administradora executiva da INFRASAT, Emília Dias.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media