No âmbito do programa de reestruturação, a Sonangol anunciou, na passada quarta-feira (01), a construção do Centro de Pesquisa e Tecnologia (CIITIP).
De acordo com a informação veiculada pela Angop, a aprovação e implantação da nova macroestrutura da empresa seguem os decretos presidenciais que estipulam as bases gerais e estratégicas para a criação de um Centro de Pesquisa e Tecnologia (CIITIP).
No seu comunicado de imprensa, enviada à Angop, a Petrolífera afirma que o centro irá identificar projectos estratégicos para a empresa garantir o desenvolvimento do conhecimento.
A construção que deverá ter início em 2021 com previsão de conclusão para 2022, será implantada nas proximidades do Instituto Nacional de Petróleos e do Instituto Superior de Petróleos, na cidade do Sumbe, Cuanza-Sul. A infraestrutura prevê albergar outras diversas instituições, como ensino superior, formação profissional e incubadoras de empresas.
O referido centro será um órgão assessor, consultivo e de carácter permanente, para monitorar, avaliar e decidir sobre actividades de investigação e inovação, assim como aferir as condições existentes e os recursos disponibilizados, de forma a garantir a excelência em termos de produtividade científica e aprendizagem.
A construção faz parte de uma iniciativa conjunta do Ministério de Recursos Naturais e Petróleo (MIREMPET), Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e operadoras multinacionais, como a Norwegian Equinor.