Startups africanas registam queda no volume de investimentos em Janeiro

Startups africanas registam queda em volume de investimentos no início do ano

De acordo com dados da Africa: The Big Deal, a base de dados que lista acordos de financiamento garantidos por startups africanas, os empreendedores africanos arrecadaram apenas 83 milhões de dólares norte-americanos em 31 negócios divulgados em Janeiro último.

Este valor constitui uma redução acentuada em comparação aos 545,1 milhões de dólares arrecadados por startups em 20 negócios durante o mesmo período em 2023, representando assim uma redução anual de 84,8%.

Investimento arrecadado por sector

Os três sectores com o maior financiamento incluem a agro-tecnologia, com 26,3 milhões de dólares em (28.4% do total arrecadado); o sector energético com 18,1 milhões de dólares (21.8% do total de investimento), e o sector da saúde, com 13,5 milhões de dólares (16.3% do investimento). O sector das fintech recebeu 13% dos investimentos, a mobilidade e logística obteve 7.3%, a educação obteve 5.7% e outros sectores não especificados concentraram 7.5% dos investimentos arrecadados em Janeiro.

Investimento por regiões

A região africana com maior volume de investimento em Janeiro foi o Norte de África, com 30.4% dos fundos arrecadados pelo sector. A seguir está a África Oriental com 28.07%, a África Ocidental com 20.84% e a África Meridional, com 9.4% dos investimentos.

A região Central do continente, da qual Angola faz parte, não está listada no mapa de investimentos arrecadados e, como tal, não há dados sobre a evolução dos investimentos nesta parte do continente.

De acordo com o Tech Cabal, estes números sugerem que o crescimento subjacente do ecossistema tecnológico africano permanece relativamente estável, apesar da desaceleração do financiamento que se verifica.

 

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!
 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media