Durante a sua intervenção no The Next Web, um evento realizado anualmente na Europa para discutir assuntos voltados às novas tecnologias e empresas emergentes do sector, o criador da world wide web (www) Tim Berners-Lee expôs a sua visão sobre o futuro da internet como a conhecemos. Com efeito, o sucessor da web deverá ser, segundo o cientista britânico, uma arquitetura descentralizada que dá aos utilizadores o controlo sobre os seus dados, mas não se trata da tecnologia blockchain.
Segundo Tim Berners-Lee, a plataforma onde será construída a sucessora da web chama-se “Solid”, mas também pode ser tratada por “Web3.0”.
“Falamos sobre isso como Web 3.0 em um ponto, porque Web 2.0 era um termo usado para a disfunção do que acontece com o conteúdo gerado pelo usuário nas grandes plataformas. As pessoas chamam isso de Web 2.0, então se você quiser chamar isso de Web 3.0, tudo bem”, observou.
O cientista aponta que a plataforma tem dois objectivos específicos: impedir que as empresas utilizem indevidamente os dados dos utilizadores para fins não solicitados, desde a manipulação de eleitores até a geração de clickbait; e dar aos utilizadores a oportunidade de se beneficiarem com as suas informações.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!