Desde o início dos confrontos com as tropas russas, mais de 60 milhões de dólares em criptomoedas já foram enviados ao governo ucraniano e a uma organização não governamental (ONG) que ajuda os militares da Ucrânia.
Os dados são da Elliptic, empresa dedicada à análise de dados blockchain, incluindo o rastreio de criptomoedas. De acordo com a empresa, fundada em 2013, entre as doações está uma transacção de 1,86 milhão de dólar, que terá vindo da venda de tokens não fungíveis (NFTs) criados por Julian Assange e pelo artista digital Pak, este último sendo o autor do mais caro NFT já vendido.
Segundo a Elliptic, um NFT avaliado em cerca de 200 mil dólares também foi enviado à conta Ethereum do governo ucraniano, e muitos dos milhões de dólares em criptomoedas enviados pelos doadores foram recebidos pela Come Back Alive, a ONG da Ucrânia que apoia os militares ucranianos.
O fluxo de doações surge em resposta a várias publicações feitas por representantes do governo ucraniano no Twitter, a 26 de Fevereiro, pedindo doações em criptomoedas para ajudar nos esforços do governo em combater as tropas russas, garantir assistência aos civis, entre outras necessidades urgentes.
A Elliptic refere ainda que os endereços Bitcoin, Ethereum, TRON, Polkadot, Dogecoin e Solana apresentados nas referidas publicações já receberam doações avaliadas em mais de 50,7 milhões de dólares. Este número, adicionado às doações anteriores às publicações torna a campanha numa das maiores de sempre envolvendo criptomoedas.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!