A Google desenvolveu um sistema integrado ao Android capaz de alertar as pessoas na Ucrânia sobre ataques aéreos iminentes. De acordo com a empresa, o sistema é suportado por fontes de informação do governo ucraniano.
“Tragicamente, milhões de pessoas na Ucrânia dependem de alertas de ataque aéreo para estarem seguras. A pedido do governo ucraniano, começamos a lançar um sistema rápido de alertas para os telemóveis Android na Ucrânia. Este trabalho é complementar aos sistemas de alerta de ataques aéreos existentes no país e é baseado em alertas que já são feitos pelo governo ucraniano”, explicou a Google no seu blogue.
O sistema foi lançado através do Google Play Services, de forma a garantir que esteja disponível para o maior número possível de telemóveis Android no país. A ideia é utilizar a mesma lógica de alertas de baixa latência que o Android já opera no sistema de detecção de terramotos. Com o diferencial de que, desta vez, o sistema será empregue para transmitir as informações dos sistemas de alerta do governo.
Para determinar quem recebe os alertas, a Google utiliza a localização aproximada do telemóvel. A empresa assegura, no entanto, que não utiliza nenhuma informação para identificar ou seguir os utilizadores de tais telemóveis.
Assim, caso o utilizador Android esteja em uma zona em iminência de um ataque aéreo, receberá a seguinte notificação: “O Governo da Ucrânia activou um alerta para (localização e hora). Abrigue-se imediatamente. Toque no ecrã para alterar as definições.”
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!