Em meio a onda de restrições económicas direccionadas à Rússia, neste domingo (27) o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, pediu às correctoras de criptomoedas para congelarem as contas de utilizadores russos e bielorrussos.
“Peço a todas as principais correctoras de criptomoedas que bloqueiem os endereços de utilizadores russos. É crucial congelar não apenas os endereços ligados a políticos russos e bielorrussos, mas também sabotar os utilizadores comuns”, escreveu Mykhailo Fedorov no Twitter.
Outro posicionamento semelhante vem da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que instou os legisladores a regularem as criptomoedas de modo a impedir que a Rússia as use para evitar as sanções impostas contra si.
A referência à legislação foi uma resposta da presidente do BCE à pergunta de um repórter sobre a Rússia poder recorrer às criptomoedas para evitar algumas das sanções anunciadas pela União Europeia, ao que Christine Lagarde respondeu dizendo que o BCE implementaria qualquer sanção imposta à Rússia pelos legisladores europeus, concluindo em matéria de criptomoedas.
O CEO da Kraken, Jesse Powell, cuja correctora está entre as maiores do mundo, já se pronunciou a respeito. Segundo Jesse Powell, tal medida anunciada pelo Vice-Primeiro-Ministro ucraniano não pode ser tomada “sem uma exigência legal”, no entanto, observa, os usuários russos devem estar cientes de que tal ordem “poderia ser iminente”.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!