União Europeia aprova medida para padronizar portas USB

União Europeia prepara legislação para obrigar fabricantes a produzir dispositivos com baterias desmontáveis

Os membros do Parlamento Europeu aprovaram, na última semana, com 42 votos a favor e 2 contra, uma medida que pretende tornar a porta USB-C o modelo padrão de carregamento para os dispositivos electrónicos de pequena e média dimensão no bloco europeu.

Entre os dispositivos electrónicos de pequena e média dimensão abrangidos estão: telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores e headsets, consolas portáteis e colunas portáteis, independentemente do fabricante. Prevê-se uma política semelhante para os computadores portáteis.

Para já, estão de fora os equipamentos que são demasiado pequenos para uma porta USB-C, tais como smartwatches, trackers de saúde e outros dispositivos ligados a desporto.

“Com 500 milhões de carregadores para dispositivos móveis vendidos na Europa todos os anos, o que gera 11.000 a 13.000 toneladas de lixo electrónico, um único carregador para telemóveis e outros dispositivos electrónicos pequenos e médios iria beneficiar toda a gente. Irá ajudar o ambiente, fomentar a reutilização de electrónicos velhos, poupar dinheiro e reduzir custos desnecessários para empresas e consumidores”, refere Alex Agius Saliba, relator do grupo de trabalho responsável pela iniciativa.

Considerado que maior parte das marcas de telemóveis já utiliza uma porta USB-C, esta medida tem o potencial de afectar negativamente a Apple, a única que utiliza uma porta Lighting, e que de acordo com esta medida, poderá se ver obrigada a padronizar as suas portas de USB para o modelo único no mercado comum.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media