Os membros do Parlamento Europeu aprovaram, na última semana, com 42 votos a favor e 2 contra, uma medida que pretende tornar a porta USB-C o modelo padrão de carregamento para os dispositivos electrónicos de pequena e média dimensão no bloco europeu.
Entre os dispositivos electrónicos de pequena e média dimensão abrangidos estão: telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores e headsets, consolas portáteis e colunas portáteis, independentemente do fabricante. Prevê-se uma política semelhante para os computadores portáteis.
Para já, estão de fora os equipamentos que são demasiado pequenos para uma porta USB-C, tais como smartwatches, trackers de saúde e outros dispositivos ligados a desporto.
“Com 500 milhões de carregadores para dispositivos móveis vendidos na Europa todos os anos, o que gera 11.000 a 13.000 toneladas de lixo electrónico, um único carregador para telemóveis e outros dispositivos electrónicos pequenos e médios iria beneficiar toda a gente. Irá ajudar o ambiente, fomentar a reutilização de electrónicos velhos, poupar dinheiro e reduzir custos desnecessários para empresas e consumidores”, refere Alex Agius Saliba, relator do grupo de trabalho responsável pela iniciativa.
Considerado que maior parte das marcas de telemóveis já utiliza uma porta USB-C, esta medida tem o potencial de afectar negativamente a Apple, a única que utiliza uma porta Lighting, e que de acordo com esta medida, poderá se ver obrigada a padronizar as suas portas de USB para o modelo único no mercado comum.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!