A Alphabet, empresa mãe da Google, atingiu uma marca histórica na última sexta-feira (26) ao entrar oficialmente para o grupo selecto de empresas com valor de mercado superior a 2 trilhões de dólares norte americanos.
De acordo com a Bloomberg, os números além de terem superado as projecções do mercado, tranquilizaram os investidores no que diz respeito aos possíveis impactos da inteligência artificial (IA) nos serviços da Google, como a eventual substituição do motor de busca por plataformas de IA generativas.
Falando sobre os números alcançados, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, referiu que a liderança em pesquisa e infra-estrutura de IA e a presença global posicionam bem a empresa para a próxima onda de inovação.
A Alphabet indicou que os investimentos de capital, que somaram 12 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, devem ficar aproximadamente neste nível ou acima dele nos próximo três meses. A empresa não destacou especificamente a participação dos serviços de IA no relatório.
Por outro lado, os especialistas de Wall Street referem que o caminho para o alcance dos 2 trilhões de dólares não foi uma marca fácil de atingir, uma vez que as acções têm estado voláteis. Antes do último relatório, por exemplo, apesar dos investimentos que foram feitos nos serviços de IA, alguns investidores questionaram a capacidade da Google competir com empresas como a OpenAI.
Com esse marco alcançado, a Alphabet fica agora próxima da Nvidia, a principal fornecedora global de chips para IA, que tem um valor de mercado de 2,19 trilhões. As duas primeiras empresas neste ranking são a Microsoft e a Apple, que seguem na liderança com um valor de mercado de 3,02 trilhões e 2,61 trilhões de dólares, respectivamente.