Segundo avança a Administração Federal de Aviação dos EUA, a Verizon Communications e a AT&T concordaram em adiar, voluntariamente, a activação de algumas das suas torres de rede 5G e a desactivação de outras localizadas próximas aos aeroportos, até 5 de Julho de 2023. Com este intervalo, espera-se que as empresas de transporte aéreo ganhem algum tempo para modernizarem os seus equipamentos, de modo a garantir que não sofrerão eventuais interferências decorrentes da 5G.
A Verizon refere que o “acordo” vai permitir-lhe eliminar as limitações voluntárias da implantação da rede 5G em aeroportos nos próximos meses, “o que significa que mais consumidores e empresas se beneficiarão das tremendas capacidades da tecnologia 5G”.
Por seu lado, a AT&T afirma que desenvolveu uma abordagem mais personalizada para controlar a intensidade do sinal em torno das pistas, o que segundo a empresa, permite-lhes “activar mais torres e aumentar a intensidade do sinal”. A AT&T refere, no entanto, que escolheu voluntariamente e “de boa fé” adiar a implementação dessas medidas de precaução mais personalizadas, “para que as companhias aéreas tenham mais tempo para adaptar os seus equipamentos”.
As preocupações de que o serviço 5G possa interferir no normal funcionamento dos aviões não são novas, tanto que no início deste ano levaram a interrupções de voos em alguns aeroportos dos EUA. Uma das principais preocupações prende-se com a possível interferência que a rede 5G poderia causar nos altímetros dos aviões, componente responsável pelos dados sobre a altura de um avião acima do solo. Em caso de uma aterrissagem com mau tempo, a precisão desses dados tornam-se ainda mais crucial.
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