A Vodacom, empresa de telecomunicações pan-africana, anunciou nesta segunda-feira (13) o resultado anual do ano fiscal que terminou no dia 31 de Março de 2024, com a informação de que a empresa ultrapassou a marca de 200 milhões de assinantes em África.
Voltando-se para as principais métricas que impulsionaram os negócios neste ano fiscal, o CEO do Grupo Vodacom, Shameel Joosub referiu que, no geral, os novos serviços, que incluem digital e financeiro, fixo e IoT, alcançaram uma contribuição de 20% da receita dos serviços do grupo.
De acordo com a Esquare, a base de clientes da Vodacom está distribuída uniformemente pelas divisões da África do Sul, Egipto, negócios internacionais e Safaricom, demonstrando a amplitude da presença da empresa. Relativamente aos serviços financeiros, a Vodacom realçou que esta divisão é a principal impulsionadora dos novos serviços, evidenciando um aumento de 11,8% no número de assinantes com um processamento anual de 381,2 mil milhões de dólares norte-americanos.
A vodacom observou que uma combinação de perdas iniciais na Etiópia (com o investimento na Safaricom Etiópia), custos financeiros e energéticos, impacto da absorção de pressões inflacionistas e taxas de câmbio em todos os mercados e a recente desvalorização da libra egípcia, contribuiram para o declínio de 10,8% nos principais lucros do grupo.
Apesar do cenário económico prevalecente, a Vodacom afirmou que continuará empenhada em gastar 13% a 14,5% das receitas globais em despesas de capital que, em última análise, resultem numa melhor experiência do cliente através de investimentos sustentados em tecnologia e infra-estruturas de rede.