O ministro da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Félix Mutati, informou em comunicado que o seu país está a preparar-se para construir um data center de nível 3, um centro de inovação, concluir a ligação da rede de fibra a Moçambique e ligar todas as escolas do país à Internet ainda em 2024.
“Este desenvolvimento significativo marca um passo fundamental para o reforço da infra-estrutura de rede de fibra da Zâmbia e para a promoção da inovação na região”, disse Mutati num comunicado.
O ministro acrescentou que os esforços combinados entre o governo e o sector privado tinham pretensões de alargar a conectividade de fibra a sete dos oito países vizinhos em 2023, antes dos projectos programados para 2024.
“Este passo estratégico não só reforça o estatuto da Zâmbia como centro digital da África Austral através das rede de fibra, como também solidifica a sua posição como o país mais conectado de África”, disse.
O ministro referiu que a Zâmbia pretende ligar por meio da rede de fibra todas as 1.291 escolas do país à Internet em conjunto com o sector privado, tendo referido que a iniciativa transformadora vai além da instalação da mera conectividade com a Internet.
“O projecto está ser preparado para revolucionar a educação, melhorando a utilização e oferta das TICs e competências digitais entre os nossos alunos”, prosseguiu.
O Smart Zambia Institute, um ramo do Gabinete do Presidente encarregado de coordenar e implementar o governo electrónico, deverá criar os Centros Comunitários de Transformação Digital que servirão como locais onde os cidadãos poderão obter ligação gratuita à Internet, serviços do governo electrónico, como licenças comerciais, registo de cooperativas e transferências sociais de renda.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!