Oddo - Complexus

AGT adia entrada em vigor da facturação electrónica

AGT adia entrada em vigor da facturação electrónica
A Administração Geral Tributária (AGT) anunciou nesta terça-feira (23) que a obrigatoriedade da facturação electrónica, prevista inicialmente para 22 de Setembro de 2025, passa a vigorar apenas a partir de 1 de Outubro deste ano.
 
A decisão foi tomada em concertação com a Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) e os produtores de software, tendo em conta as dificuldades técnicas verificadas no processo de implementação.
 
Em comunicado, a AGT refere que entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro de 2025 decorrerá uma fase transitória de adaptação. Durante este período, os contribuintes obrigados ainda poderão emitir facturas em formato normal, não serão aplicadas penalidades por incumprimento e a AGT fará a validação e certificação dos softwares de facturação electrónica a utilizar.
 
A partir de 1 de Janeiro de 2026, a emissão de facturação electrónica passará a ser obrigatória e exclusiva para todos os contribuintes abrangidos, incluindo grandes contribuintes e empresas que emitem facturas para órgãos do Estado, não sendo mais aceites facturas em formatos não electrónicos.
 
A AGT exorta contabilistas, produtores de software e contribuintes a utilizarem este período de transição para realizar os ajustes necessários, de modo a garantir plena preparação no início do ano fiscal de 2026.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media