Angola e Brasil vão cooperar no domínio de tecnologia de informação para finanças públicas

Angola-e-Brasil-vao-cooperar-no-dominio-de-tecnologia-de-informacao-para-financas-publicas-fawill-manuel

O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação para as Finanças Públicas de Angola (SETIC-FP) firmou nesta terça-feira (7), em Brasília, um memorando de entendimento para a partilha de capital intelectual, mão-de-obra especializada, capacitação e pesquisa, com o Serviço Federal de Processamento de Dados do Brasil (Serpro).

De acordo com o director geral do SETIC-FP, Edilson Coelho, este memorando é parte de um intercâmbio iniciado entre as partes em 2008, quando a equipa do SETIC-FP teve a oportunidade de conhecer o Portal do Software Público Brasileiro durante um evento em Luanda.

Após este evento, a aproximação entre o SETIC-FP e o Serpro foi retomada em Agosto último com a assinatura de um acordo que visa estreitar as relações entre as duas instituições, com vista a melhorar a eficiência dos serviços públicos prestados aos cidadãos e o desenvolvimento do capital humano em Angola.

Segundo Edilson Coelho, o principal desafio actual da instituição que dirige passa por conectar o Estado e a sociedade por meio de soluções digitais.

new_cognito

“Agora estamos focados na jornada de transformação digital em Angola. Hoje, o SETIC-FP olha a tecnologia de forma diferente. Nós queremos conectar o Estado com a sociedade usando, de facto, soluções digitais que possam alavancar a economia e trazer valor para a administração pública”, afirmou Edilson Coelho após a assinatura do memorando.

Para o director e presidente do Serpro, Alexandre Amorim, “é uma grande satisfação para a empresa colaborar e apoiar o desenvolvimento da maturidade digital de Angola”. Neste primeiro momento, explica, o Serpro apoiará o SETIC-FP nas suas principais necessidades e nos seus processos, com novas regras de negócio, troca de informações sobre a LGPD e dando suporte técnico e profissional.

“Também vamos compartilhar modelos de segurança e privacidade de dados para a montagem do data center das Finanças Públicas, que será instalado em breve”, acrescentou.

Por seu lado, o director de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, apontou que a colaboração entre as duas empresas públicas faz parte da estratégia de estabelecer troca de experiências.

new_cognito

“Temos muito a oferecer em termos de novas tecnologias que vão ao encontro das necessidades deste país amigo, como blockchain, inteligência artificial, uma plataforma nos moldes do Gov.br, segurança da informação, nuvem privada, dentre outras. O Serpro, como empresa do governo, cumpre o papel de responsável por essa relação de aprimorar a governança de T.I em prol da sociedade”, complementou.

O director geral do SETIC-FP, Edilson Coelho, acredita que por ser uma empresa similar, o Serpro será um importante parceiro nesta jornada que inclui pesquisa, desenvolvimento de software, transferência tecnológica, partilha de capital intelectual, mão-de-obra especializada, capacitação e treinamento.

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media