139
O Twitter e o ChatGPT estão a enfrentar um apagão global devido a problemas verificados na Cloudflare, empresa de infra-estrutura de Internet que fornece serviços de segurança cibernética e de rede para vários sites em todo o mundo.
Os relatos de falhas começaram a surgir por volta do meio-dia, inicialmente mencionando apenas o X. Pouco depois, utilizadores em todo o mundo começaram a reportar experiências semelhantes ao aceder ao ChatGPT.
Pelas 11:17, hoário de Luanda, a Cloudflare divulgou uma actualização admitindo que estava a enfrentando problemas. Além dos já mencionados, Claude, Perplexity Facebook, X, Canva, Discord, Spotify, Uber, Zoom, DoorDash, Shopify e PayPal também estiveram entre os afectados.
“O nosso provedor de portal de suporte está a enfrentar problemas técnicos, e, por isso, os clientes podem encontrar erros ao visualizar ou responder a chamados de suporte. As respostas às solicitações dos clientes não foram afectadas, e eles ainda podem entrar em contacto connosco via chat ao vivo (planos Business e Enterprise) pelo painel do Cloudflare ou pela linha telefónica de emergência (planos Enterprise). Estamos a trabalhar junto com o nosso provedor terceirizado para entender o impacto total e mitigar esse problema”, pode ler-se no site da empresa.
Às 13:09, informou ter identificado o problema e que uma correcção estava a ser implementada. Noutra actualização feita às 13:35, a empresa afirmou ter feito “alterações que permitiram a recuperação do Cloudflare Access e do WARP”, referindo também que “os níveis de erro para utilizadores do Access e do WARP retornaram aos níveis pré-incidente”.
Na sua última actualização, feita às 14:34, a empresa informa que implementou “uma alteração que restaurou os serviços do painel de controlo”, no entanto a equipa ainda está a trabalhar “para solucionar o impacto generalizado nos serviços do aplicativo”.
O Portal de T.I efectuou o último teste de operacionalidade do ChatGPT e do X por volta das 14:23, horário de Luanda, com ambos os serviços mantendo-se fora do ar até então.
No final da tarde, a Cloudflare informou ter efectuado uma correcção capaz de resolver o problema. Nesta altura, grande parte dos serviços verificados pelo Portal de T.I já se encontravam a operar normalmente, incluindo o X, Facebook, Udemy, Medium, ChatGPT e o Downdetector.
A Cloudflare acredita que alguns clientes ainda podem estar a enfrentar problemas para acessar ou usar o painel do Cloudflare. A tecnológica assegura, por isso, estar a trabalhar numa correção para resolver esse problema ao mesmo tempo que continua a monitorar a situação para identificar quaisquer outros incidentes.



