A Google Play Store removeu 13 aplicativos infectados por malware para dispositivos Android. A falha foi detectada pela empresa de segurança McAfee que revela que alguns dos aplicativos já foram baixados 10 mil vezes.
Segundo a McAfee, os aplicativos carregam o malware “Xamalicious” e estavam em destaque nas categorias de Jogos, Saúde, Horóscopo e Produtividade. A maioria dos aplicativos agora removidos da Play Store ainda estão disponíveis em lojas de aplicativos de terceiros.
A empresa de segurança explica que os aplicativos usam engenharia social para obter privilégios de acessibilidade, fazendo com que o telefone possa se comunicar com um servidor de comando e controlo. Essa comunicação passa despercebida pelo utilizador.
Uma vez instalado, o “Xamalicious” baixa um pacote secundário para o dispositivo da vítima, podendo assumir o controlo total dele. A partir deste ponto, o vírus pode realizar várias acções fraudulentas, como clicar em anúncios sem que o utilizador o faça ou se aperceba.
Os 13 aplicativos afectados que estavam disponíveis na Google Play Store são:
– Horóscopo essencial para Android;
– Editor de skin 3D para PE Minecraft;
– Logo Maker Pro;
– Repetidor de clique automático;
– Calculadora fácil de contagem de calorias;
– Extensor de volume de som;
– LetterLink;
– Numerologia: horóscopo pessoal e previsões de números;
– Step Keeper: Pedômetro fácil;
– Acompanhe seu sono;
– Som Aumentador de Volume;
– Navegador Astrológico: Horóscopo Diário e Tarô;
– Calculadora Universal.
Estes aplicativos, em conjunto, foram instalados mais de 100 mil vezes. Dois deles têm mais de 10 mil instalações por conta própria. A McAfee recomenda que, por questões de segurança, os utilizadores destes aplicativos devem proceder à sua desinstalação o mais breve possível.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!