A China está a desenvolver um sistema avançado de inteligência artificial (IA) que poderá ser capaz de transformar os seus satélites comerciais de baixo custo em plataformas de espionagem.
De acordo com South China Morning Post, o sistema está a ser desenvolvido por pesquisadores militares chineses, os quais avançam que o mesmo é capaz de rastrear objectos pequenos em movimento com uma precisão extraordinária.
Dados disponíveis indicam que a taxa de sucesso do novo sistema pode ser sete vezes maior do que a da tecnologia de inteligência artificial existente.
Em 2020, o sistema foi desafiado a distinguir pequenos objectos em imagens captadas por um satélite enquanto este acompanhava um caça em alta velocidade a partir de uma altitude de cerca de 500 quilómetros.
Na altura, a equipa de pesquisa chinesa, liderada por Lin Cunbao, pesquisador da Universidade de Engenharia Espacial do Exército da China, afirmou que a nova tecnologia de IA havia encontrado os pequenos objectos com uma precisão de 95%.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!