1,4K
A CHK Consultoria, empresa angolana especializada em soluções de tecnologia de informação (T.I), realizou na última semana em Luanda, em parceria com a Kaspersky, a conferência subordinada ao tema “Soluções de Cyber-Segurança para o Mercado Enterprise”.
O evento, o primeiro do seu tipo a ser realizado por um parceiro da Kaspersky em Angola, reuniu diversos profissionais de tecnologias de informação, para discutir os principais desafios do sector e apresentar soluções inovadoras para o licenciamento de software e serviços especializados de T.I nas empresas.
“Este evento resulta de um esforço conjunto da CHK e da Kaspersky. Vários países de África já foram contemplados com este evento, e desta vez, felizmente após vários anos, Angola está na lista e a avaliação é boa, considerando os objectivos traçados”, comentou ao Portal de T.I o director geral e comercial da CHK Consultoria, Hélio Teixeira.
Empresas precisam delinear políticas de T.I
Hélio Teixeira, director geral e comercial da CHK Consultoria – Créditos: Kimfumu Gaspar
Além da apresentação de serviços e esclarecimentos sobre a funcionalidades dos produtos da CHK e da Kaspersky, a conferência serviu também de espaço de partilha sobre boas práticas para a garantia e manutenção da cibersegurança no segmento empresarial.
Sobre este tema, Hélio Teixeira apontou como desafios locais a falta de políticas de tecnologias de informação, por parte das empresas, e o baixo nível de consciencialização dos utilizadores sobre a importância do uso das ferramentas de cibersegurança.
“As empresas precisam olhar para as políticas de T.I. As coisas têm de ser definidas, para que se saiba o que se vai fazer, quando e como se vai fazer. Outro ponto a levantar é a consciencialização dos utilizadores, de modo geral, sobre o porquê da necessidade de uso de ferramentas e de tecnologias de cibersegurança. É necessário que, cada vez mais, se deixe as pessoas conscientes sobre a necessidade da adopção dessas ferramentas”, apontou.
Kaspersky tenciona ampliar presença em Angola
Yolande Smith, gestora do canal de vendas da Kaspersky para a África Austral – Créditos: Kimfumu Gaspar
Para a Kaspersky, esta conferência constitui um passo para ampliar a sua presença no mercado corporativo angolano, de modo a auxiliar melhor os seus parceiros e clientes com as melhores soluções e serviços de segurança. Segundo a gestora do canal de vendas da Kaspersky para a África Austral, Yolande Smith, a parceria com a CHK, firmada há mais 10 anos, tem sido “muito boa”.
“A CHK é um parceiro estratégico, que investiu em recursos e competências para oferecer serviços de alta qualidade com produtos Kaspersky para atender as necessidades dos clientes e elevar a nossa marca ao próximo nível na região. Estamos muito contente por trabalhar com o Hélio, e a sua equipa, esperamos que a nossa cooperação se torne ainda mais forte, trazendo com isso novas soluções para o mercado de segurança cibernética em desenvolvimento”, acrescentou.
Em termos de inovação, Yolande Smith referiu que a Kaspersky, além de dispor de um sistema operativo especial próprio para soluções de ciber-imunidade, mantém-se focada na disponibilização de outros produtos de segurança, incluindo o “Kaspersky SD-WAN”, uma solução desenvolvida para criar redes seguras e tolerantes a falhas de segurança.
O Kaspersky SD-WAN permite aumentar a segurança quando utilizar- vários canais de comunicação, optimizar conexões em nuvem, melhorar o desempenho de aplicativos e acelerar a implementação de novos serviços, permitindo uma gestão unificada e fundamental para o ambiente empresarial distribuído.
Entre as soluções apresentadas no evento incluem-se:
Kaspersky Optimum Security: solução avançada de segurança que fornece às médias empresas as ferramentas necessárias para identificar, analisar e responder às ameaças desenvolvidas para protecção de endpoints;
Kaspersky Endpoint Security for Business: solução impulsionada por exploração preventiva, detecção comportamental e um motor de correcção que é capaz de reverter acções maliciosas, também tem mecanismos de autodefesa capaz de prevenir a sua remoção por criminosos cibernéticos;
Kaspersky Endpoint Detection and Response (EDR): solução que fornece visibilidade abrangente em todos os endpoints em redes corporativas e oferece defesas superiores, automatizando tarefas EDR de rotina e permitindo que o analista procure, priorize, investigue e neutralize rapidamente ameaças complexas e ataques semelhantes a APT;
Kaspersky Extended Detection and Response (XDR): solução que fornece informações detalhadas sobre as ciberameaças em evolução que visam empresas. O XDR adapta-se facilmente às necessidades, garantindo uma protecção contínua dos activos críticos. A Kaspersky refere que as medidas de segurança do XDR, incluindo a detecção avançada de ameaças e as acções de resposta automatizada, fornecem a solução definitiva para proteger os activos digitais das organizações, hoje e no futuro.