Oddo - Complexus

Compras online caem 6% e transaccionam apenas 10 mil milhões Kz

Compras online caem 6% e transaccionam apenas 10 mil milhões Kz em Setembro

O valor de compras online registou uma queda de 6,2% no mês de Setembro do ano em curso, transaccionando apenas 10,3 mil milhões de kwanzas, equivalente a 11,3 milhões de dólares, à luz da taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola, indicam dados da plataforma Gateway de Pagamentos Online (GPO) da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

O relatório da empresa mostra, entretanto, que não se verificou um declínio apenas no número de compras da rede GPO em relação aos períodos anteriores. Dito doutro modo, se por um lado se registou uma redução no valor de compras online comparativamente ao mês de Agosto, por outro lado, houve uma variação positiva de face a 2024, sendo que, no global, o crescimento foi de quase 83%.

Aliás, o contraste observado não se verificou apenas no montante transaccionado na plataforma de pagamento online GPO. O ritmo também foi registado no número de operações realizadas, embora tenha sido uma queda mais modesta. Ou seja, houve apenas 2,2 milhões de compras online, representando um decréscimo de 3% em relação ao mês anterior (Agosto).

Comparativamente ao período homólogo do ano passado, as estatísticas da EMIS revelam um crescimento significativo no número de movimentos realizados. No geral, as operações registaram um aumento de 88% em relação a Setembro de 2024.

Comptia CySA+ - Multirede

Apesar de se registar um declínio no montante e no número de compras na rede GPO no mês passado, o país tem registado um aumento, ano após ano, de utilizadores desta plataforma, sobretudo devido ao crescimento dos negócios online, que vai ganhando destaque a nível global.

Lançado há sensivelmente cinco anos, o GPO da rede Multicaixa é uma plataforma disponibilizada pela EMIS que permite o pagamento de produtos e serviços, sem leitura de cartão nos sites ou lojas virtuais de vendas através dos canais digitais (MultiCaixa Express), ou seja, permite a compra e venda de produtos de forma totalmente online. O pagamento pode ser efectuado por todos os cartões emitidos por bancos angolanos.

De acordo com a EMIS, o GPO surgiu com o objectivo de alargar a oferta de serviços e métodos de pagamento capazes de potenciar o comércio electrónico a nível nacional.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media