53
Decorreu no último sábado (23), em Luanda, a 2.ª edição da Mesa Redonda de Tecnologia da Informação, também conhecido como “Mesa Tech”, um evento realizado pela Comunidade Feminina de Tecnologia de Informação e Comunicação de Angola (CFTIC), e que reuniu profissionais, especialistas e entusiastas da área das TIC para debater tendências, desafios e oportunidades no campo da tecnologia.
A iniciativa, segundo a organização, enquadra-se nos esforços da CFTIC para promover e desenvolver a inclusão feminina no sector tecnológico angolano, através da realização de diversas actividades, como mentorias, workshops e palestras.
Ao Portal de T.I, a vice-presidente da CFTIC, Maria Sebastião, avançou que a comunidade, fundada em 2021, conta hoje com 620 membros, sendo que 200 das quais actuam como associadas activas.
As acções formativas desenvolvidas pela comunidade, como parte da promoção da inclusão feminina no sector tecnológico angolano, refere, já beneficiaram mais de 100 mulheres. Segundo a responsável, entre as áreas de formação mais solicitadas destaca-se o desenvolvimento de softwares e a infra-estrutura de redes.
Como resultado destas acções, prosseguiu, dezenas de mulheres já beneficiaram de estágios em diversas instituições parceiras e um número significativo destas conseguiu o primeiro emprego no sector tecnológico.
Para o futuro, Maria Sebastião revela que a CFTIC pretende criar núcleos províncias da comunidade, para além de Luanda, e realizar nestas províncias edições locais do Mesa Tech, para que as tecnologias e as suas tendências sejam discutidas por todo o país. Estas acções, salientou, deverão ter início já em 2025.
Mesa Tech 2024
Durante a segunda edição do Mesa Tech, evento de carácter educacional e interactivo, foram debatidos temas como “Profissões do Futuro”, onde foram apresentadas as profissões do futuro e as habilidades que os jovens devem desenvolver desde cedo para aproveitar as oportunidades emergentes no mercado de trabalho.
O “Empreendedorismo Tecnológico” também mereceu uma análise nesta edição, tendo sido destacada a importância do empreendedorismo tecnológico, mostrando como startups e as inovações podem transformar desafios em
oportunidades e criar soluções para as necessidades do mercado moderno.
Com o lema “Mudar África, uma Menina por Vez”, a Comunidade Feminina de Tecnologia de Informação e Comunicação de Angola reafirma o seu compromisso com a promoção da inclusão das mulheres nas TIC, e o Mesa Tech, enquanto plataforma de intercâmbio, consolida-se como evento de referência na facilitação da partilha de experiências entre as profissionais e entusiastas das TIC.