Oddo - Complexus

Conferência Anual do PMI Angola destaca potencial da IA no futuro da gestão de projectos

Conferência Anual do PMI Angola destaca potencial da IA no futuro da gestão de projectos

Luanda acolheu no dia 12 a VIIª Conferência Anual do PMI Angola, evento realizado pelo Project Management Institute Angola (PMI Angola) sob o lema “Projectando o Futuro: Tendências e Oportunidades na Gestão de Projectos”. Neste ano, o evento destacou, entre vários temas, o potencial da inteligência artificial (IA) no futuro da gestão de projectos, mostrando como essa tecnologia tem aumentado a eficiência e a produtividade nas equipas de projectos.

Ao longo de várias apresentações, que foram desde a Economia Digital, Economia Verde, Disrupção, Transição Energética até à Transformação Digital, os oradores chamaram atenção para as mudanças vigentes neste sectores, sublinhando o potencial disruptivo da tecnologia, em geral, e da IA, em particular, nas práticas diárias dos profissionais.

Abordando os temas “A Inteligência Artificial Aumentando o Potencial Humano” e “Explorando o Impacto Revolucionário da IA no Sucesso dos Projectos e na Tomada de Decisões”, o gestor de projectos Ivan Moreira, passou em revista algumas das principais ferramentas de IA disponíveis no mercado, tendo realçado que o que temos disponível actualmente é apenas a IA fraca, um tipo de IA isenta de inteligência cognitiva, “ou seja, a máquina ainda não tem capacidade de expressar emoções”.

Segundo o gestor de projectos, essa forma de IA já está a ser aproveitada para simplificar o trabalho de vários profissionais, sobretudo na área de gestão de projectos. Mas, observa que “a inteligência artificial não é apenas ChatGPT e Google Bard, é um mundo gigante de tecnologias que, se usadas de forma inteligente, realmente podem transformar as nossas vidas”.

Comptia CySA+ - Multirede

Após esta fase, explica, teremos a “Artificial General Intelligence”, onde a IA tentará imitar os seres humanos a fim de convencer-nos de que são humanos. Na terceira fase haverá a “Artificial Super Intelligence”, em que a IA deverá superar os humanos.

Ao longo da sua apresentação, Ivan Moreira referiu-se ao estudo feito em 2019 pela empresa de consultoria Gartner, o qual prevê que 80% do trabalho de gestão de projectos feito actualmente vai desaparecer em 2030, sendo substituído pela IA, que deverá alterar funções como recolha de dados, monitorização e relatórios.

Considerando esta previsão, Ivan Moreira alertou os gestores de projectos a estudarem e seguirem as tendências e as mudanças imposta pelas novas tecnologias, sob pena de ficarem para trás neste processo.

“Vocês acham que o trabalho que fazem hoje será igual daqui a três anos(?) Então, estudem e aprendam, porque se vocês não acompanharem as tendências e as mudanças, vocês vão ficar para trás. O gestor de projectos de hoje que não acompanhar a mudança, amanhã será qualquer coisa menos gestor de projectos”, aconselhou.

Comptia CySA+ - Multirede

O PMI – Project Management Institute é uma organização internacional que representa os profissionais da gestão de projectos em todo o mundo e que normaliza e certifica as práticas e conhecimento científico, nesta área de gestão. Os seus recursos e investigação acrescentam valor a mais de 2,9 milhões de profissionais que trabalham em quase todos os países, promovendo o sucesso das organizações e afirmando a profissão.

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media