175
Por: Ivo Martins
Um problema técnico relacionado com o software Falcon da CrowdStrike está a causar interrupções de serviço generalizadas aos utilizadores do Microsoft Windows em todo o mundo. O problema, que começou hoje, teve início após uma actualização recente do software CrowdStrike que resultou em falhas nas máquinas Windows que passaram a exibir o erro de “ecrã azul da morte” (BSOD).
A falha está a afectar sectores e serviços críticos a nível mundial, nomeadamente companhias aéreas e aeroportos nos EUA, na Europa, Índia e Austrália, provocando atrasos e voos em terra.
Bancos, supermercados, agências governamentais e serviços de emergência, meios de comunicação social, como a Sky News e a Australian Broadcasting Corporation (ABC), assim como várias outras empresas que dependem de sistemas Windows também foram afectadas.
A CrowdStrike já reconheceu o problema e assegurou que os seus engenheiros estão a trabalhar numa correcção definitiva para o problema. Enquanto isso, a extensão total dos danos ainda está a ser avaliada.
A empresa proprietária do software Falcon disponibilizou uma solução temporária para os utilizadores afectados, que consistia em arrancar no modo de segurança, localizar e eliminar um ficheiro de sistema específico e reiniciar normalmente. A solução pode ser encontrada aqui.