Dell: carência de técnicos certificados em TI é uma questão a superar em Angola

Dell: carência de técnicos certificados em TI é uma questão a superar em Angola
Falando em exclusivo ao Portal de T.I, durante o evento “Data Center do Futuro“, realizado em Luanda, o Account Executive da Dell Technologies para Angola e Cabo Verde, João Ferreira, apontou a questão da carência de técnicos certificados na área das tecnologias de informação (T.I) como a principal questão a ser superada no país no sector em que actua.
 
“O que se vê, às vezes, é uma carência em termos de serviços, ou seja, de técnicos certificados. Nós temos isso dentro da Dell, andamos sempre à procura de pessoas para trabalhar, quer seja em Angola, quer seja em outras partes do mundo. A qualidade está cá, mas precisamos de mais técnicos, de mais engenheiros informáticos no mercado, disse.
 
João Ferreira observa, no entanto, que este não é um desafio exclusivo para Angola, a carência de técnicos certificados no sector de T.I é uma realidade a nível mundial. Para o caso de Angola, sublinha, esta questão está também relacionada com o facto das universidades não estarem a enviar ao mercado um número considerável de técnicos para responder às necessidades do mercado.
Dell: carência de técnicos certificados em TI é uma questão a superar em Angola
Participantes do evento – Créditos: Kinfumu Gaspar
 
“Nas nossas universidades não estão a sair muitos técnicos. O que até é bom, pois quem tiver essa formação tem trabalho garantido e pode evoluir bastante. E como há esta necessidade de técnicos certificados e técnicos de informática em todo mundo, vemos inclusive técnicos angolanos a irem trabalhar para o estrangeiro, e essa carência acaba por ser, portanto, a principal questão a melhorar, melhorar na perspectiva de criarmos mais técnicos certificados e mais engenheiros informáticos,” explicou.
 
O Account Executive da Dell Technologies fez saber também que, em termos operacionais, a Dell não enfrenta dificuldade nenhuma em actuar no mercado angolano, enfatizando que a empresa tem tido muito trabalho disponível. João Ferreira considera Angola um mercado fértil para as empresas do sector tecnológico, sobretudo considerando que o país encontra-se em fase de transformação digital.
 
Dell: carência de técnicos certificados em TI é uma questão a superar em Angola
Participantes do evento – Créditos: Kinfumu Gaspar
 
“Gosto bastante de trabalhar em Angola. O país está em uma fase de transformação digital e isso dá-nos a possibilidade de trabalhar em projectos iniciais e acompanhar essa transformação nos clientes. Portanto, eu acho que é uma grande oportunidade e toda a gente que trabalha com o mercado, toda a gente que lido internamente na Dell fala disso mesmo. Ou seja, de facto aqui há projectos, as pessoas são interessadas, os projectos estão bem feitos e os resultados, claro, vem mais às frente”, referiu.
 
O evento “Data Center do Futuro” permitiu a Dell juntar vários parceiros e clientes de diferentes áreas no mesmo espaço, desde empresas do sector tecnológico à banca, aos quais foram dados a conhecer algumas das mais novas soluções tecnológicas que a empresa norte-americana tem para o mercado angolano, especificamente no que os data centers dizem respeito.
 
O encontro contou com a presença de palestrantes nacionais e estrangeiros que apresentaram e abordaram diversas soluções e perspectivas relacionadas aos data centers, tais como a transformação digital em data centers, computação moderna e redes abertas, e soluções modulares para data centers.
 
 
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media