Equipas angolanas qualificam-se para concurso africano e árabe de programação

Decorreu nos dias 29 e 30 de Dezembro de 2020, os testes de qualificação para o concurso africano e árabe de programação, cujos resultados foram publicados no passado final de semana.

Os Institutos Superiores ISPTEC e ISUTIC e Universidade Agostinho Neto (UAN) qualificaram-se para Concurso Africano e Árabe de Programação (ACPC), ao obterem maior pontuação na IV edição do Concurso Angolano Universitário de Programação (AOCPC).

O ISPTEC ficou em primeiro lugar por ter resolvido nove dos 13 exercícios submetidos, segundo ISUTIC (8/13) e terceiro a UAN (4/13). O desafio contou com a participação de 17 equipas representando oito Instituições de Ensino Superior do país. As três instituições angolanas representarão o país no concurso ACPC, a ser realizado de 19 a 23 de Março em Luxor, Egipto, com outras universidades de África e Médio oriente.

De acordo com o regulamento da ACPC, o concurso tem a duração de cinco horas, e os alunos competem em equipas. Cada equipa é composta por três alunos que passam nas regras de elegibilidade para o ano específico. Cada equipa tem de resolver um conjunto de cerca de dez problemas usando um único computador. As soluções envolvem escrever códigos usando linguagem C, C ++ ou JAVA. As soluções da equipe são executadas em função dos dados de teste secretos, e seus resultados são comparados aos de um programa de Juízes. As equipas são classificadas com base no número de problemas que conseguem resolver e nas penalidades que acumulam.

O Concurso Africano e Árabe de Programação é uma rodada de qualificação para o Concurso Internacional de Programação Colegiada (ICPC), organizado com o mesmo espírito e é regido por todas as regras aplicáveis ao ICPC. Os vencedores de um concurso ACPC se qualificam para as Finais Mundiais da ICPC.

Fonte: Angop

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media