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O ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, afirmou esta quinta-feira (20) que o Executivo pretende aumentar a oferta de cursos nas áreas das engenharias, tecnologias e ciências, vistas como prioritárias para o desenvolvimento do país.
O responsável que falava à imprensa durante a 1.ª Sessão Ordinária da Comissão Inter-ministerial para Coordenação, Implementação e Avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano, orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, admitiu a existência um “défice significativo” nos sectores das tecnológicas, que resulta do facto da oferta do ensino superior estar, actualmente, voltada às Ciências Sociais e Humanas.
“Angola precisa urgentemente de mais engenheiros, especialistas em tecnologia, profissionais das ciências agrárias, zootecnia, tecnologias de comunicação e informação, transformação digital, engenharia industrial, engenharia mecânica, engenharia da produção e engenharia química”, afirmou o ministro, citado pelo Portal do Governo.
Dos cerca de 1.120 cursos existentes ao nível do ensino superior, 73% são ministrados por instituições privadas e cerca de 30% por instituições públicas, destacou o ministro, realçando que a maioria destes cursos pertencem às áreas das Ciências Sociais e Humanas, sendo necessário um redireccionamento para cursos de natureza tecnológica, alinhados com as exigências do desenvolvimento do capital humano.
“Nessa ordem de ideias, queremos assumir a regulação desta oferta formativa e convidar, sobretudo, os parceiros do subsistema do Ensino Superior do sector privado a encontrar uma forma de ampliar a oferta de cursos nas áreas das engenharias, tecnologias e ciências, prioritárias para o desenvolvimento do nosso país”, revelou.
Durante a reunião, foi apreciada a Estratégia de Regulação da Oferta Formativa e Criação de Cursos Superiores de Graduação no Território Nacional – Abordagem Preliminar, que visa estabelecer um quadro regulador para a criação, expansão e consolidação de cursos de graduação no ensino superior.
Outros temas analisados na reunião incluíram a transição dos docentes formados na 2.ª edição dos Cursos de Mestrado em Metodologias Específicas de Ensino para o MESCTI e o Plano de Transição da Oferta de Formação Inicial de Professores do Ensino Secundário Pedagógico para o Ensino Superior Pedagógico – Abordagem Preliminar.