396
Começou nesta quarta-feira (27), em Luanda, a terceira edição do Fórum Tecnologia e Educação (FTE), evento que reúne especialistas, educadores, estudantes, empresários e representantes de organizações públicas e privadas, para discutir as mais recentes tendências tecnológicas aplicadas à educação.
A edição 2024, que decorre sob o lema “Planear o Futuro e Transformar Gerações”, foi aberta pela secretária de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Calongela, que considerou o evento “uma importante arena de intercâmbio que reúne respostas para os grandes e múltiplos desafios do país, ligados ao desenvolvimento do sector da educação, ciência e tecnologia”.
Durante a sua intervenção, Soraya Calongela frisou que o governo continua a investir na construção e apetrechamento de infra-estruturas para o sector, incluindo na formação e contratação de professores, para alargar o acesso e melhorar a qualidade de ensino. Actualmente, realçou, o sector controla 12.627 escolas onde estão matriculados 9.253.713 alunos, assegurados por 213.356 professores.
A secretária de Estado reconheceu haver ainda muitos desafios no sector, que vão desde a melhoria das infra-estruturas à contínua qualificação dos docentes, sobretudo nas áreas rurais. Considerando este quadro, Soraya Calongela defendeu o contínuo apetrechamento das escolas com equipamentos tecnológicos e o fomento da literacia digital, envolvendo tecnologias emergentes como a inteligência artificial, para que “Angola prospere no domínio tecnológico”.
A edição 2024 do FTE realiza-se durante três dias (de 27 a 29 de Novembro) no Memorial Dr. António Agostinho Neto e destaca-se das edições anteriores pela inclusão do conceito “Tribos Institucionais”, que são espaços interactivos e independentes dentro do fórum.
O conceito, segundo a organização, promoverá a personalização das experiências dos participantes, incentivando a troca de ideias e ampliando as oportunidades de networking. Dentre as tribos destacam-se um hackathon de três dias, duas exposições artísticas tecnológicas, uma oficina infantil de ciências e outra de robótica.