App

Google agora permite localizar dispositivos perdidos mesmo que estejam desligados

Rússia multa Google em 20.560.840.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de dólares
A Google disponibilizou nesta segunda-feira (8) uma nova versão do Find My Device, que introduz o conceito de localização em rede, similar ao “Find My” da Apple, e que tem o diferencial de localizar dispositivos que estejam off-line ou, no caso dos dispositivos Pixel 8 e 8 Pro, que estejam desligados.
 
Segundo a Google, o novo Find My Device (Encontre o Meu Dispositivo, em tradução livre) utiliza uma rede de localização crowdsourcing, que aproveita a proximidade Bluetooth de mais de 1 bilião de dispositivos Android próximos e activos, para ajudar a localizar telemóveis, tablets e outros dispositivos perdidos.
 
“Imagine que você deixa as chaves num café. As chaves em si não possuem recursos de localização, mas podem ter uma etiqueta Bluetooth anexada. Dispositivos Android próximos que participam da rede Find My Device informam a localização da etiqueta Bluetooth. Quando o proprietário perceber que perdeu as suas chaves e fizer login no aplicativo móvel Find My Device, ele poderá ver a localização agregada fornecida por dispositivos Android próximos e localizar as suas chaves”, explica a Google.
 
A tecnológica sublinha que foram implementadas protecções que ajudam a garantir a privacidade de todos os participantes da rede e dos dados de localização de crowdsourcing que a alimentam.
 
Deste modo, refere, quando os dispositivos Android participantes da rede informam a localização de uma etiqueta Bluetooth, a localização é criptografada de ponta a ponta utilizando uma chave acessível apenas ao proprietário da etiqueta Bluetooth e a qualquer pessoa com quem este tenha partilhado a etiqueta no Find My Device.
 
A Google refere que implementou também medidas para evitar o rastreio indesejado ou perseguição através do Find My Device. A empresa assegura que a ferramenta concentra-se na localização de dispositivos e na conexão à rede crowdsourced em espaços públicos, diminuindo o rastreamento perto de espaços privados.
 
A actualização está disponível para dispositivos com Android 9 ou posterior, mas em termos geogáficos a sua disponibilização será faseda. Nesta altura, apenas os utilizadores nos EUA e Canadá têm acesso ao novo Find My Device. Espera-se que a expansão global tenha início em Maio próximo.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media