Hackers russos contra-atacam e tiram do ar suposto site do grupo Anonymous

Um grupo de hackers russos, conhecidos como Killnet, reivindicou ter realizado um suposto ataque cibernético contra o servidor do site oficial do grupo de hackers Anonymous, deixando o site fora de serviço.

Em um vídeo com voz distorcida, aparentemente dirigido aos russos, sem precisar o endereço que teria sido tirado do ar, o grupo anunciou o ataque ao “servidor que hospeda o site do grupo Anonymous” e advertiu que “a internet está cheia de informações falsas sobre hacks de bancos russos, hacks em servidores de medias russos e muito mais”.

O serviço de informação russo Sputnik avança que o Killnet também tirou do ar o site de um grupo “paramilitar neonazista ucraniano” e o do gabinete do presidente da Ucrânia.

De acordo com relatos de alguns utilizadores, incluindo angolanos, que tentavam aceder ao suposto site oficial do grupo Anonymous, o ‘anonymoushackers.net’, nesta quinta-feira (3), o acesso era negado, recebendo a seguinte notificação: ‘Desculpe, isso não funcionou. Por favor, tente novamente ou volte mais tarde. 500 Erro. Erro do Servidor Interno.’ Uma situação que arrasta desde terça-feira (1), dia do suposto ataque.

Captura de ecrã ilustrando erro de acesso ao suposto site oficial do Anonymous – Créditos: D.R

o site Rádio Regional, de Portugal, cita de forma anónima um especialista em cibersegurança que terá analisado o código fonte da referida página e concluído que “não se trata de uma verdadeira mensagem de erro, mas sim de uma página de código-fonte formatado criada para dar a entender que ali esteve um site que desapareceu”.

Com a imprensa e diversas plataformas mediáticas Ocidentais a imprimirem uma forte censura aos meios de comunicação russos e informações sobre a Rússia, a dificuldade na verificação das informações tem vindo a aumentar. No entanto, além dos portugueses Jornal Online e Rádio Regional, outros media fora da Rússia também relataram o ataque, como é o caso do Daily Telegraph da Nova Zelândia e do Metro News do Reino Unido.

O ataque, ainda por confirmar, constitui uma resposta às acções do Anonymous nos últimos dias, após ter declarado ‘guerra cibernética’ à Rússia. Mas, como o Anonymous é um grupo descentralizado, fica difícil precisar e afirmar se existe, de facto, um site oficial do grupo.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media