A Divisão de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) registou na manhã desta quinta-feira (31) um sismo de magnitude 5.2 na escala Richter, classe moderada, nas estações sísmicas da rede nacional, cujo epicentro foi detectado a Sul-Sudeste do município de Cachiungo, na província do Huambo.
Em um comunicado consultado pelo Portal de T.I, o INAMET esclarece que o abalo sísmico foi detectado a aproximadamente 100 km da cidade do Huambo onde, destaca o documento, foi sentido com maior intensidade. Nenhuma vítima foi registada, segundo os dados preliminares do instituto.
Créditos: INAMET
Este é o segundo abalo sísmico detectado pelo INAMET neste mês, com a ocorrência anterior sendo registada na província da Huíla a 18 de Agosto, cuja magnitude foi de 2.6 na escala de Richter. Na altura, o instituto informou que o evento foi sentido principalmente na cidade do Lubango e não causou nenhuma perda humana nem material.
Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.