83
Três novos laboratórios de informática foram hoje inauguradas nos distritos urbanos do Rangel e Nova Vida, em Luanda, pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, no quadro do projecto Ngola Digital que visa aumentar a literacia digital e melhorar a qualidade do ensino no país.
Dois destes laboratórios, localizados no Liceu Nº 8054 e no Instituto Médio de Administração e Gestão do Nova Vida, estão equipados com 21 computadores cada com acesso à Internet. O terceiro laboratório está integrado à Escola Primária Nº 1540 – Emanuel, tutelado pelas Irmãs da Misericórdia, no Rangel, e conta com 17 computadores também conectados à Internet.
De acordo com o ministro, a criação destes laboratórios no âmbito do Ngola Digital, que já vão num número aproximado de 70, continuará por todo o país, proporcionando aos estudantes ferramentas para o estudo e a investigação.
“Os resultados têm sido muito bons. É um projecto para perseguir, porque temos conseguido obter um feedback muito bom da parte das instituições de ensino e dos próprios estudantes também”, realçou.
Mário Oliveira aproveitou também o momento para apelar aos provedores de serviços de Internet a abraçarem a iniciativa do MINTTICS, através do fornecimento de Internet nos pontos contemplados com estes laboratórios.
As três inaugurações elevam para 47 o número de centros Ngola Digital instalados em Luanda, de acordo com os dados do INFOSI, seguida das províncias de Benguela e Uíge, com cinco pontos cada. Malanje é a quarta província com mais centros, contando com quatro ao todo.