O Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA) acolheu nesta quinta-feira (28), o acto formal do lançamento da “Conferência governo.ao”, uma iniciativa que visa abordar a transição digital em Angola no sentido de promover soluções e reflectir sobre a digitalização e a modernização administrativa.
O evento, promovido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA), constitui o primeiro passo para a realização da referida conferência nos dias 23 e 24 de Junho próximo, para a discussão dos desafios da “nova administração pública”, dedicada a atender o cidadão numa lógica de negócio rentável, simples e com valor acrescentado.
Segundo o Secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Raimundo, que discursava no evento, Angola tem que abraçar fortemente o desafio da transição digital, pois a administração pública, do papel e da presença física do cidadão, representa uma realidade ultrapassada para a qual não há retorno.
“Temos que abraçar fortemente o desafio da transição digital, sob pena de sermos relegados na segunda divisão e ficarmos na cauda do ranking dos melhores prestadores de serviço público”, observou.
O governo.ao, segundo o Director Geral do IMA, Meick Lopes, pretende ser um grande espaço de auscultação, de carácter internacional, no qual serão identificadas, definidas e discutidas as soluções para a construção de uma agenda de transição digital, fazendo com que as soluções encontradas sejam suficientemente articuladas a uma agenda comum.
“Não basta querer digitalizar, é preciso articular. E para o efeito, temos que ter uma agenda comum, e esse é o principal objectivo da conferência”, acrescentou.
O acto formal do lançamento da “Conferência governo.ao” contou, além das entidades mencionadas, com a presença de distintas figuras do aparelho do Estado, dentre as quais, políticos, profissionais afectos à administração pública e representantes do Ministério do Interior.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!