ISPTEC celebra Dia Mundial da Engenharia com palestras e feira sobre engenharias e tecnologias

Sob o lema “reconstruir de forma mais sábia a engenharia do futuro”, o Departamento de Engenharias e Tecnologias do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) realizou, nesta Sexta-feira (4), em parceria com a Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, a segunda edição do evento de celebração do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.

Com vista a celebrar e promover a engenharia e o trabalho que os engenheiros têm feito para o alcance dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável, o evento contou com palestras, feira de engenharias e tecnologias, e um momento sobre empreendedorismo e criação de startups através do ISPTEC Talks.

Esta segunda edição ficou marcada pela leitura da mensagem da Directora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, pelo Secretário Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, Alexandre de Sousa Costa, bem como pela intervenção do Director Nacional para a Integração, Cooperação e Negócios do Ministério da Economia e Planeamento de Angola, Dr. António Pombal, que abordou o estado de implementação dos objectivos de desenvolvimento sustentável em Angola.

Expositores de diversas instituições de ensino superior apresentaram os seus projectos na feira de engenharias e tecnologias, em alusão ao 4 de Março

Falando em exclusivo ao Portal de T.I, a Decana de Engenharias e Tecnologias do ISPTEC, Profª Kátia Gabriel, fez uma apreciação positiva do evento, referindo que esta edição representou um salto quantitativo e qualitativo tanto do ponto de vista dos trabalhos apresentados quanto da dimensão da feira de engenharias e tecnologias, que contou com a presença de empresas, startups e estudantes de outras instituições de ensino superior.

Kátia Gabriel destacou também o importante papel do engenheiro no desenvolvimento das sociedades e exortou a contínua aposta na formação de qualidade deste profissional.

“O engenheiro tem um papel central no desenvolvimento de qualquer sociedade. Qualquer desenvolvimento a nível social, económico e ambiental requer sempre a presença de um engenheiro. Portanto, é fundamental que continuemos, de facto, a apostar na formação de qualidade deste profissional”, referiu.

Profª Kátia Gabriel, Decana de Engenharias e Tecnologias do ISPTEC.

Sobre a proposta apresentada recentemente pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, durante a cimeira Europa-África, exortando os países africanos a adoptarem uma educação voltada às Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, a responsável considerou que é importante haver, de facto, uma aposta significativa na formação nestas áreas.

“Se queremos trazer aqui um crescimento económico ou um desenvolvimento da nossa sociedade, então temos que apostar nestes profissionais que têm um papel importante neste processo”, apontou a Decana de Engenharias e Tecnologias do ISPTEC.

Expositores de diversas instituições de ensino superior apresentaram os seus projectos na feira de engenharias e tecnologias, em alusão ao 4 de Março

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável foi proclamado em Novembro de 2019, pela Conferência Geral da UNESCO e pela Federação Mundial de Organizações de Engenharia, para aumentar a consciencialização sobre o papel da engenharia na vida moderna, essencial para lidar com o impacto das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media