A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) registou, durante o mês de Agosto, 14,8 milhões de transferências express (movimentação instantânea de dinheiro a partir de números de telemóveis entre utilizadores do aplicativo Multicaixa Express), traduzindo-se na movimentação de 254,5 mil milhões de kwanzas, correspondentes a 275,7 milhões de dólares, à luz da taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola, indicam dados do relatório da instituição consultados pelo Portal de T.I.
Os dados da EMIS mostram que, de forma geral, houve crescimento em relação ao número de operações realizadas e o montante transaccionado nos períodos anteriores. No que toca ao número de movimentações efectuadas, houve um crescimento de 15% quando comparado com o mês de Julho. Todavia, o aumento é mais expressivo comparativamente ao período homólogo de 2024, sendo que ‘disparou’ 235,7% em Agosto deste ano.
Relactivamente ao valor transaccionado por via de transferências express, a empresa informa que registou um aumento de 18%, em relação ao montante movimentado no sétimo mês de 2025. À semelhança do número de operações, o valor processado pela funcionalidade Express apresenta um crescimento mais significativo, uma vez que aumentou 203,9% face ao mês homólogo do ano passado.
Apesar das transferências express registarem aumento ao longo dos últimos anos, as transacções via IBAN (Número de Conta Internacional) continuam a comandar as transacções na rede multicaixa. Segundo o relatório da EMIS de Agosto deste ano, foram realizadas 14,6 milhões de transferências, resultando, assim, na transacção de 2 biliões de kwanzas no período em referência. Isto representa, no global, um crescimento de 5,4% comparativamente ao mês de Julho de 2025.
Todavia, o salto mais expressivo se verificou quando a comparação é estabelecida com o mês de Agosto do ano passado, sendo que teve um aumento de quase 14%.
Durante o mês de Agosto de 2025, o movimento transaccional registou um crescimento nominal de 7,1% em relação ao mês anterior e um crescimento de 46,9% em relação ao mês homólogo, enquanto o montante processado aumentou 7,6% comparativamente a Julho deste ano e cresceu 26,5% em relação ao mês homólogo de 2024.