168
No mês de Fevereiro do ano em curso, o serviço Home Banking Mobile Banking (Multicaixa Express) registou mais de 7 milhões de transferências Express (movimentação instantânea de dinheiro a partir de números de telemóveis entre utilizadores do aplicativo Express), permitindo a transacção de 122 mil milhões de kwanzas, indicam dados do “Relatório Sintético Mensal” da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
A informação estatística da EMIS referente ao segundo mês de 2025 aponta que, comparativamente a Janeiro do ano em curso, houve um crescimento de 5,3% no montante movimentado entre transferências Express.
O crescimento nas verbas transaccionadas por via de transferências Express é mais expressivo quando comparado com o valor movimentado no período homólogo do ano passado. Só para se ter uma ideia, o aumento registado nos valores movimentados em transferências com a utilização de número de telemóvel foi de 266,4% em comparação com o mês de Fevereiro de 2024.
De acordo com o relatório mensal da Empresa Interbancária de Serviços, o número de transferências Express também registou um crescimento em comparação com os períodos anteriores. Isto porque, em relação ao mês de Janeiro de 2025, as operações cresceram 6,8%.
Comparativamente ao período homólogo do ano passado, o número de transferências Express teve um crescimento significativo na ordem dos 319,7%.
Ao contrário das transferências Express que registaram crescimento a nível do montante transaccionado e número de operações, as transferências ‘tradicionais’ com recurso ao IBAN tiveram queda nas duas vertentes.
Em relação ao mês passado, o número de transferências por IBAN, método mais comum da rede multicaixa, registou uma queda de 1,5%, enquanto o montante transaccionado por essa via caiu 5,4%.