Oddo - Complexus

MINTTICS quer ver crescer o consumo de conteúdos locais na Internet

MINTTICS quer ver crescer o consumo de conteúdos locais na Internet
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social abordou na última semana, em Luanda, o impacto do consumo de conteúdos disponíveis na Internet no comportamento dos indivíduos, apelando ao aumento de peças nacionais que contribuam na formação e afirmação dos cidadãos e da cultura angolana.
 
Mário Oliveira, que falava na sessão de abertura do “II Seminário Sobre Produção e Distribuição de Conteúdos”, disse ser necessário inverter o quadro actual em que mais se consomem conteúdos provenientes do exterior na Internet.
 
“É facto que o consumo de conteúdos disponíveis na Internet certamente impacta no comportamento dos indivíduos. Precisamos inverter o quadro actual, do consumo de mais conteúdos provenientes do exterior, para mais conteúdos gerados e produzidos localmente, enquanto elementos essenciais para a formação e afirmação do homem e da cultura angolana”, referiu.
 
Neste quesito, Mário Oliveira acredita que os órgãos de comunicação social, pela força e impacto da imagem na percepção e formação da opinião dos indivíduos, podem fazer muito mais solicitando por mais serviços de produtores locais, oferecendo mais espaço para a divulgação de conteúdos produzidos localmente e disponibilizando mais espaço para publicitar o produto e os fazedores de conteúdos locais.
 
Para a viragem que se pretende, o ministro defendeu uma abordagem mais concreta e responsável no sector, apelando que se passe das palavras às acções ao nível ético, deontológico, da qualidade e regularidade, e ao nível do cumprimento das leis e regulamentos do sector.
 
“Desta forma, estaremos a criar as condições para que a harmonia, o respeito e o espaço de cada um, mas também a profissionalização, seja um facto”, enquadrou.
 
O ministro recordou ainda que a primeira edição do seminário, realizada em 2022, permitiu identificar potencialidades e constrangimentos do sector, apontando a necessidade de reforçar a articulação entre os diversos intervenientes.
 
Neste quadro, entre as acções já realizadas e em curso para responder às preocupações do sector, o ministro destacou o aumento e a modernização das infra-estruturas tecnológicas, as acções de capacitação e melhoria da literacia digital, a melhoria das condições de trabalho nos órgãos de comunicação social, o reforço do quadro jurídico-legal e a diversificação dos meios de comunicação.
 
“Estas constituem evidências do trabalho que o Executivo, por via do MINTTICS e parceiros, têm vindo a desenvolver e que têm um impacto significativo na produção e aumento da qualidade dos conteúdos produzidos nos últimos anos”, sublinhou.
 
O seminário, que juntou representantes do governo, dos meios de comunicação social, produtoras de conteúdos e distribuidoras, realizou-se no contexto das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional e teve como objectivo reforçar o diálogo entres estes intervenientes, para a criação de um ecossistema de conteúdos locais mais forte e competitivo.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media