MINTTICS vai gastar 10 biliões Kz com a implementação do sistema de observação da Terra

MINTTICS actualiza PAC 2025 - despesas caem para menos de 230 mil milhões de kwanzas
O Governo angolano, por via do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), vai gastar 10,4 biliões de kwanzas, correspondentes a 11 mil milhões de dólares, à luz da taxa de câmbio média actual do Banco Nacional de Angola (BNA), com a implementação do sistema de observação da Terra, apontam dados do Plano Anual de Contratação do órgão ministerial para 2025.
 
De acordo com dados do Plano Anual de Contratação do MINTTICS, submetido ao Portal das Compras Públicas, o projecto traduz-se especificamente em ter “um sistema autónomo de observação da Terra, totalmente detido e operado pelo governo de Angola” e que também “produz imagens digitais da superfície da Terra, a partir do satélite”.
 
No global, estão inscritos na carteira de projectos do MINTTICS disponibilizados no portal a cargo do Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), entidade tutelada pelo Ministério das Finanças (MINFIN), dispõe de 29 programas, estando o orçamento fixado em 616,7 biliões de kwanzas (673,5 mil milhões de dólares).
 
Os dados analisados pela equipa do Portal de T.I, no Plano Anual de Contratação do indicam que, o projecto de implementação do sistema de observação da Terra integra a lista dos programas transitados de anos anteriores. Ao todo, o MINTTICS inscreveu 13 novos projectos na lista de despesas e 16 tiveram origem em anos anteriores (entre 2022 e 2024).
 
Entretanto, salta à vista o montante global do Plano Anual de Contratação do MINTTICS, pois apesar do OGE 2025 prever receitas e despesas e receitas de 34 biliões de kwanzas, o valor dos projectos do órgão ministerial estão orçados em 616,7 biliões de kwanzas.
 
Objectivo do sistema de observação da Terra
 
Segundo o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), em 2018 foi instalado no Centro de Controlo e Missão (MCC) de satélites, localizado na comuna da Funda, a plataforma OPENGEOLAB (OGL), para o treinamento de especialistas angolanos em matéria de Observação da Terra, mais concretamente na identificação, processamento, arquivo e distribuição de dados de satélites de Observação da Terra, em parceria com a THALES ALENIA SPACE.
 
“A Observação da Terra (da sigla em inglês EO – earth observation) tornou-se um elemento-chave para o processo de tomada de decisões em um amplo espectro de actividades, como defesa, meio ambiente, clima, agricultura, mapeamento, economia, construção e ordenamento do território, indústria, segurança, etc”, lê-se no site do GGPEN.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media