O serviço Home Banking e Mobile Banking (Muticaixa Express) registou um total de 7 milhões de transferências entre Express (movimentação instantânea de dinheiro a partir de números de telemóveis entre utilizadores do aplicativo Express), resultando na circulação de 135,6 mil milhões de kwanzas no mês de Dezembro. A informação consta do “Relatório Sintético Mensal” da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Essa movimentação de valores em transferências Express corresponde a um acréscimo considerável relativamente ao período homólogo de 2023. No que toca ao número de movimentações efectuadas, houve um crescimento de 366,5% quando comparado com o mesmo período do ano antepassado.
Relativamente ao valor transaccionado por via de transferências Express, a EMIS informa que se registou um aumento expressivo de 309%, em relação ao montante movimentado em Dezembro de 2023.
Embora de forma global essas transferências tenham crescido a ritmo ‘galopante’, as transações via IBAN (Número de Conta Internacional) continuam ‘na mó de cima’. De acordo com o boletim da EMIS de Dezembro de 2024, foram realizadas 9 milhões de transferências, traduzindo-se na transacção de mais de um bilião de kwanzas no período em referência.
Conforme o relatório da EMIS, de Janeiro a Dezembro de 2024, houve um crescimento expressivo no valor transaccionado nos Multicaixa Express, tendo sido atingido o montante de 12 biliões de kwanzas, um crescimento de 70,4%, em relação ao ano anterior.
No ano passado, o documento da empresa interbancária refere que, de maneira global, na rede multicaixa foram movimentados 35 biliões de kwanzas, um aumento de 37,3%, comparativamente a 2023.