O MTN Group confirmou ter sido alvo do que descreve como um incidente de cibersegurança, que resultou no acesso não-autorizado aos dados pessoais de alguns clientes em determinados mercados.
Embora confirme a violação, a operadora garante que não há evidências de que os seus sistemas críticos, como plataformas principais ou serviços essenciais, tenham sido comprometidos. Segundo a empresa, a rede central, os sistemas de facturação e infra-estruturas de serviços financeiros permanecem seguros e totalmente operacionais.
“Um terceiro não identificado alegou ter acedido aos dados associados às partes dos nossos sistemas. Neste momento, não temos informações que indiquem que as contas ou carteiras dos clientes tenham sido directamente afectadas”, explicou o MTN Group.
A operadora informou ter notificado as autoridades, incluindo o Serviço de Polícia da África do Sul e a Direcção de Investigação de Crimes Prioritários (Hawks) no país, bem como entidades equivalentes noutros mercados afectados.
O MTN Group não especificou quais dos seus 16 mercados em África e no Médio Oriente foram atingidos, mas garantiu que continuará a actualizar as autoridades nacionais e a colaborar com as forças de segurança para apoiar as investigações. Embora o anúncio sobre o incidente tenha sido publicado há cinco dias, a operadora ainda não disponibilizou novos dados sobre o caso até o fecho dessa matéria.