Mulheres e as TIC foi o tema que reuniu mais de 50 mulheres, entre engenheiras, cientistas, doutoras e estudantes, no auditório da mediateca do Cazenga, na manhã desta quinta-feira (22), em Luanda.
Sob o lema: Conectando Meninas Criando Futuros Mais Brilhantes, o fórum é um evento anual, que acontece a nível global, sob orientação da União Internacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e, em Angola, é uma iniciativa da Direcção Nacional das Telecomunicações, afecta ao Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, em parceria com o Instituto de Telecomunicações (ITEL).
Na ocasião, Mário Oliveira, Secretário de Estado para Telecomunicações Tecnologias de Informação, falava, no acto de abertura, sobre os objectivos deste fórum e sobretudo da sua importância a nível do sector que dirige. “O ministério organiza este fórum como uma forma de homenagear e incentivar as meninas nas ciências das telecomunicações e tecnologias de informação. Caras meninas, o nosso país pode se orgulhar pelo facto de, nos últimos anos, estarmos a assistir o aumento considerável de meninas neste mundo das TIC e, com elas, o país tem dado passos significativos no desenvolvimento tecnológico, rumo ao progresso”, disse.
O fórum, que contou com a moderação da Jornalista Tatiana Reis, teve dois painéis de debate, com intervenções de mulheres como: Engenheira Celestina Bunga, em representação da Angola Telecom, Engenheira Mónica Rego, em representação da Unitel, Engenheira Acyr Conceição, em representação da Movicel, Engenheira Cesariana Fonseca, em representação da MS Telecom, e também das Engenheiras Siza Twayovola, Ana Madureira, Nancy Mafuta e a Doutora Ofélia Guimbi.
Os painéis tiveram a moderação da Doutora Emília Dias, representante do Infrasat e da Engenheira Gisela Inácio, do Gabinete de Informação do MINTTICS.
Participaram ainda desta actividade: a secretária de Estado para Assistência Social Família e Promoção da Mulher, Doutora Elsa Barber, a administrador do Cazenga, Tomás Bica, directores e estudantes.
O final do fórum foi abrilhantado por uma exposição tecnológica de projectos desenvolvidos pelas alunas do ITEL.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!