Namíbia interessada nos serviços comerciais do Angosat-2

AST SpaceMobile estabelece conexão 5G do espaço para smartphone

O interesse foi manifestado nesta quarta-feira (18) pelo director geral da Namibian Broadcasting Corporation (NBC, na sigla inglesa), Stanley Similo, durante um encontro com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Segundo o director da NBC, o governo namibiano está interessado em utilizar os serviços comerciais do satélite angolano, para reforçar o funcionamento da televisão pública namibiana, a NBC. Segundo Stanley Similo, numa primeira fase, serão identificados os serviços existentes e analisada a forma como a Namíbia pode tirar proveito do Angosat-2.

Comentando a pretensão expressa pela parte namibiana, o ministro Mário Oliveira garantiu que, do ponto de vista dos serviços do satélite, as condições estão criadas, faltando apenas se acautelar um conjunto de questões técnicas em terra.

A comercialização dos serviços do Angosat-2 foi iniciada a 10 de Fevereiro de 2023 após o Presidente da República, João Lourenço, autorizar este processo por meio do Despacho Presidencial n.º 11/23, de 23 de Janeiro. Na altura, o ministro Mário Oliveira destacou que este processo possibilitará aos operadores nacionais e internacionais o fornecimento fiável de serviços de telecomunicações em todas as regiões cobertas pela infra-estrutura tecnológica, especificamente em Angola, África e na parte Sul da Europa.

O Angosat-2 é um satélite de comunicações que se encontra na posição orbital 23E e tem uma capacidade comercial que inclui 6 transponderes na banda C que cobrem toda África e parte do sul da Europa, e 24 feixes na banda K.U que cobre a região austral e parcialmente o centro do continente africano.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media