346
A OpenAI lançou nesta terça-feira (5) dois novos modelos de linguagem de peso aberto, projectados para servirem como opções de menor custo e fácil execução e personalização por desenvolvedores, pesquisadores e empresas.
De acordo com a OpenAI, os modelos, chamados gpt-oss-120b e gpt-oss-20b, fazem parte da nova linha chamada gpt-oss, e são os primeiros modelos da empresa com pesos abertos desde o lançamento do GPT-2, em 2019.
São chamados modelos de “peso aberto” porque os seus parâmetros ou os elementos que melhoram os seus resultados e previsões durante o treinamento, estão disponíveis publicamente. Estes modelos podem oferecer transparência e controlo, mas são diferentes dos modelos de “código aberto” onde o código-fonte se encontra completamente disponível para uso e modificações.
Segundo a empresa, os modelos gpt-oss-120b e gpt-oss-20b podem lidar com raciocínio avançado, uso de ferramentas e processamento de cadeia de pensamento e são projectados para serem executados em qualquer lugar, desde hardware de consumidor até a nuvem e aplicativos em dispositivos.
“(…) São modelos que superam os open models de tamanho semelhante em tarefas de reflexão, demonstram alta capacidade de uso de ferramentas e foram optimizados para implementação eficiente em hardwares disponíveis comercialmente”, afirma a OpenAI.
Os parâmetros para os dois modelos podem ser baixados em plataformas como Hugging Face e GitHub sob uma licença Apache 2.0. Segundo a OpenAI, ambos os modelos estarão disponíveis para execução em PCs através de programas como LM Studio e Ollama.
Em comunicado, o CEO da empresa, Sam Altman, disse que o feito resulta de um investimento de biliões de dólares em pesquisa, sem especificar o valor exacto, no entanto. O objectivo, segundo o executivo, é “colocar a IA nas mãos do maior número possível de pessoas”.
gpt-oss is a big deal; it is a state-of-the-art open-weights reasoning model, with strong real-world performance comparable to o4-mini, that you can run locally on your own computer (or phone with the smaller size). We believe this is the best and most usable open model in the…
— Sam Altman (@sama) August 5, 2025
Recorde-se, no entanto, que nos últimos anos empresas como a Meta, Microsoft, Mistral AI e a DeepSeek, por exemplo, lançaram vários modelos de peso aberto. Alguns destes projectos, como o DeepSeek-R1, causaram grande alvoroço no mercado devido ao investimento mínimo feito e aos altos resultados obtidos. O retorno da OpenAI aos pesos abertos é visto como uma resposta a essas empresas.