A Paratus anunciou oficialmente nesta quarta-feira (19) a construção do seu 3º data center em Angola, para garantir maior redundância e complementar as infra-estruturas da mesma tipologia que a empresa já opera no país.
Ao Portal de T.I, o presidente do conselho de administração da Paratus, Rolf Mendelsohn explicou que o novo data center, a ser construído em Luanda a partir deste ano, será maior, mais moderno e mais eficaz que os dois Tier III que a empresa já opera no país.
“A construção deste data center é parte de uma evolução natural e será o maior em Angola. O novo data center, do tipo Tier IV terá potencial para hospedar mais de 2 mil racks e cages e será construído numa área de mais de 30 mil metros quadrados,” referiu.
O responsável referiu ainda que a nova infra-estrutura enquadra-se na estratégia da empresa em tornar Angola num hub regional de dados, sublinhando que o projecto reforça a sua posição como provedor de serviços de telecomunicações no país.
O novo data center está avaliado em mais de 10 milhões de dólares norte-americanos e a Paratus prevê iniciar a operacionalizá-lo já em 2025.