As província do Moxico e do Bié receberam esta semana os kits de conectividade via satélite (VSAT), destinados à migração dos serviços de Internet que actualmente operam na Banda C para a Banda Ku do ANGOSAT-2, uma medida que visa melhorar a eficiência, a capacidade, e a qualidade na prestação dos serviços de Internet via satélite.
De acordo ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), a instalação dos equipamentos será assegurada por técnicos recém-formados do Programa Nacional de Capacitação e Certificação de Gestores de Tecnologia Espacial, que adquiriram competências técnicas e operacionais para a implementação, operação e gestão de soluções de conectividade via satélite.
Com capacidade para disponibilizar serviços de Internet de alta velocidade, através de antenas VSAT que podem atingir até 150 Mbps, o Conecta Angola Comercial pretende reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento económico local e garantir que um número crescente de comunidades beneficie das oportunidades proporcionadas pelas tecnologias espaciais.
Segundo o GGPEN, o Conecta Angola conta actualmente com cerca de 50 startups inscritas, das quais aproximadamente 20 já reúnem condições para operar comercialmente, contribuindo para a expansão dos serviços digitais em várias regiões do país.



