907
O Presidente da República, João Lourenço, exonerou hoje o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes, nomeado para o cargo em Setembro de 2022.
De acordo com o comunicado da Presidência da República, João Lourenço decidiu nomear Ângelo João para ocupar o cargo no Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
Até à sua nomeação, Ângelo João exercia o cargo de administrador-executivo do Conselho de Administração do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), tendo o seu mandato chegado ao fim, segundo a Presidência da República.
João Lourenço também fez alterações nos quadros do INACOM. Para substituir Ângelo João no instituto regulador do sector das telecomunicações do país, o Chefe de Estado escolheu Dedaldina Manuel para assumir o cargo de administradora-executiva no Conselho de Administração do INACOM.
Nos decretos assinados hoje pelo Titular do Poder Executivo, constam, igualmente, mexidas no Banco Nacional de Angola, governos provinciais e na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Vale lembrar que, no Orçamento Geral de Estado (OGE) 2025, o Executivo angolano decidiu “apostar fichas” nas comunicações e tecnologias de informação, tendo aumentado a dotação orçamental do sector para 226,4 mil milhões de kwanzas, correspondentes a 248,2 milhões de dólares, à luz da taxa de câmbio média actual do Banco Nacional de Angola (BNA).