A Mediateca Rei Ngola Kiluanji (MRNK), em Malanje, lançou oficialmente nesta terça-feira (26), o Programa de Formação da Juventude, uma iniciativa enquadrada no âmbito do memorando de entendimento existente entre a MRNK, o Instituto de Telecomunicações (ITEL) e a Rede de Mediatecas de Angola (ReMA), para a promoção de cursos técnicos e certificações internacionais como meio ao fomento e criação do primeiro emprego.
Nessa que é a primeira semana da entrada em funcionamento do projecto, será implementado apenas o Plano de Formação da Juventude, que prevê formar gratuitamente 60 jovens locais durante esse período, nos cursos de Hardware, vídeo vigilância (CCTV) e Design Multimedia. Após essa semana, reservada aos cursos referenciados, todos os outros cursos leccionados no ITEL estarão disponíveis em Malanje.
Créditos: D.R
De acordo com um comunicado de imprensa dirigido à nossa redacção, o projecto deverá estender-se ao resto do país e vai incluir os quatro programas de formação do Centro do Formarção do ITEL (CFITEL), nomeadamente: “Academia Cisco”, “Academia Huawei”, “Projecto Eu Sei Fazer” e o “Plano da Juventude”.
Por outro lado, serão também potenciados formadores locais para as formações em causa. Para tal, o ITEL levou da capital do país a Malanje alguns dos seus engenheiros para preparar a futura equipa de instrutores.
Créditos: D.R
A abertura do programa foi declarada pelo vice-governador da província para o Sector Político, Social e Económico, Domingos Manuel Eduardo, que destacou a grande importância e o impacto do projecto na vida dos jovens e das suas comunidades. O evento contou, igualmente, com uma “Maratona de Programação”, do qual participaram estudantes locais.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!