Saúde: equipa chinesa realiza cirurgia à distância com ajuda de IA

Cassava Technologies e Nvidia pretendem lançar a primeira fábrica de IA de África
A missão da equipa liderada por Zhang Xu, académico da Academia Chinesa e director do departamento de urologia do Hospital Geral do Exército foi concluída com sucesso, na passada sexta-feira (7). Tratou-se de uma cirurgia à próstata executada, simultaneamente, em Roma e Pequim com ajuda de um robô movido por inteligência artificial.
 
Segundo avança o South China Morning Post, Zhang controlou remotamente um robô cirúrgico desenvolvido por si a partir de Roma, enquanto o robô, no Hospital Geral do Exército, em Pequim, executou com precisão as suas instruções num doente com cancro da próstata.
 
Na perspetiva de Zhang, este tipo de cirurgia à distância pode contribuir em várias vertentes. Por exemplo, é muito promissora para o tratamento à distância em ambientes de campo de batalha e em zonas afectadas por catástrofes, garantindo que os conhecimentos médicos mais recentes estejam disponíveis onde quer que sejam necessários, podendo salvar inúmeras vidas em situações críticas.
 
Separados por aproximadamente 8.100 quilómetros, o procedimento cirúrgico foi coordenado sem falhas porque não se registou qualquer delay durante o processo. A sua capacidade de efetuar a cirurgia com uma latência mínima realçou as tecnologias de comunicação avançadas utilizadas, garantindo a precisão em tempo real.
 
A próxima fase da investigação da equipa de Zhang visa aplicar estes avanços aos serviços médicos militares no terreno, melhorando a protecção e os cuidados de oficiais e soldados em locais remotos.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media