71
O Presidente norte-americano afirmou nesta terça-feira (16) que chegou a um acordo-quadro com as autoridades chinesas, para transferir o TikTok para uma entidade controlada pelos EUA. Na ocasião, Donald Trump salientou que o consenso nesta matéria será confirmado amanhã, sexta.fira, em uma ligação telefónica com o seu homólogo chinês, Xi Jinping.
“Temos um acordo sobre o TikTok. Cheguei a um acordo com a China, falarei com o presidente Xi na sexta-feira para confirmar tudo”, disse Trump à imprensa ao sair da Casa Branca para uma visita de Estado ao Reino Unido.
O anúncio surge após o encontro entre o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, neste domingo (14), em Madrid, Espanha. Na altura, Scott Bessent afirmou que o prazo de 17 de Setembro, que poderia ter interrompido a operação do TikTok nos EUA, pressionou os negociadores a chegar a um consenso. Bessent adiantou que este limite poderá ser prorrogado por até 90 dias.
“Os chineses querem preservar características culturais que consideram parte do soft power da aplicação. Nós não nos preocupamos com isso, a nossa prioridade é a segurança nacional”, afirmou Bessent, citado pela Reuters.
O acordo, dependerá ainda do aval do Congresso norte-americano, de maioria republicana, que em 2024 aprovou uma lei exigindo a alienação do TikTok. O governo dos EUA teme que os dados de utilizadores possam ser acedidos pelo governo chinês e utilizados para fins de espionagem ou manipulação política.
Apesar disso, a administração Trump tem evitado impor o encerramento imediato da plataforma, medida que poderia gerar contestação. O próprio presidente mantém uma conta activa no TikTok, com 15 milhões de seguidores, e chegou a afirmar que a aplicação foi decisiva para o seu sucesso eleitoral.
Ainda segundo a agência, não está claro se a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, transferirá o controlo do algoritmo de recomendação ao futuro comprador norte-americano. Autoridades chinesas, citadas pela Reuters, sugeriram que poderá haver apenas licenciamento de propriedade intelectual, incluindo o uso do algoritmo.